FISIOTERAPIA PÉLVICA X POMPOARISMO (1).png

Dor durante ou após a relação sexual

 

 

 

Dispareunia é qualquer tipo de dor sentida durante o ato sexual. Ela pode ser sentida antes, durante ou após a penetração, pode ser superficial ou profunda, com intensidade de um leve desconforto ou até mesmo uma dor forte aguda.
É mais frequente do que se pensa, acometendo em torno de 50% das mulheres com vida sexual ativa.
Precisamos estar conscientes, de que sentir dor durante a relação não é normal.

Essa dor na relação sexual pode ter origem psicológica, orgânica ou física:

 

🔸Origem Psicológica: Depressão; Ansiedade; Estresse; História de abuso sexual; Educação repressora; Crença religiosa muito rígida; Baixa autoestima; Sentimento de culpa em relação à sexualidade; Falta de desejo sexual pelo parceiro.

 

🔸Origem Orgânica: Climatério / Menopausa; Endometriose; Diabetes; Infecção urinária; Infecções genitais, como por exemplo candidíase; Doenças de pele que acometem a região genital: foliculite, dermatite; Doenças sexualmente transmissíveis;
Constipação intestinal; Tratamentos pós câncer, como por exemplo a quimioterapia e a radioterapia.

 

🔸Origem Fisica: Alteração anatômica; Hímen fibrótico; Estenose (estreitamento) da vagina; Aderências de cicatrizes; Presença de uma "película" na entrada da vagina; 

 

O Tratamento da dispareunia, em alguns casos, requer de uma equipe interdisciplinar, médico, psicólogo e fisioterapeuta.

 

A fisioterapia pélvica é considerada uma alternativa eficiente para reduzir os sintomas da dispareunia. Isso porque ela possui recursos para tratar, previnir, orientar e proporcionar conhecimento sobre a região pélvica e em relação ao corpo todo.

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato ☎